quinta-feira, 25 de abril de 2013

Fortaleza de Santa Cruz ou Forte de Orange



 Fortaleza de Santa Cruz ou Forte de Orange, nome que recebeu, em honra ao príncipe holandês Frederico Henrique de Orange, tio de Maurício de Nassau.


A Fortaleza de Santa Cruz, o Forte de Orange como atualmente é chamado, foi construído pelos portugueses com a colaboração dos colonos índios, negros escravos e mestiços brasileiros. Posteriormente (1630-1654), foi ocupado pelos holandeses em sangrenta luta com os portugueses. Em 1654 foi evacuado pelos holandeses ao serem expulsos de Pernambuco passando então para o comando português.



Tem a Fortaleza a forma de um quadrilátero duplo, nos lados ângulos agudos, cujos vértices servem de guarita. A entrada é curvilínea e conduz a uma grande praça onde existe um poço, construído por Veiga Cabral em 1676. A capela, quartéis, armazéns e calabouços ainda existem.


Sobre o portão se vê um escudo português bastante estragado, tendo no meio uma cruz e, em baixo, uma pedra retangular que indica ter contido alguma inscrição. 


A Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá, o Forte de Orange dos holandeses , tem na história de nossas lutas, no período da dominação holandesa, as mais gloriosas páginas no valor e no heroísmo dos pernambucanos.

(História e Segredos de Uma Ilha, José Lopes.)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...