sábado, 19 de janeiro de 2013

Festa do Bom Jesus dos Passos em Jaguaribe / Itamaracá 04 - 13/01/2013


Em Jaguaribe, antigo povoado e hoje um bairro praieiro de Itamaracá aconteceu no domingo passado mais uma festa religiosa, o dia do Bom Jesus dos Passos. Precedido pela Bandeira e pela Novena, o dia do Bom Jesus, que foi no dia 13 de Janeiro finalizou as festividades vivenciadas ainda no sábado, com a Buscada que "é uma tradicional Procissão Marítima, com acompanhamento de jangadas, barcos motorizados, barcaças, botes, lanchas, canoas, enfim, todo o tipo de embarcação existente na Ilha".  Alguns dias antes, a imagem do Bom Jesus dos Passos é levada para uma outra praia e na véspera da festa, todos os barcos, engalanados com bandeiras, flores e animados por cânticos religiosos, todos superlotados de fiéis e turistas, partem para buscar, "buscada"- daí o nome - a imagem que é levada em procissão pelos fiéis, da praia até a Capela onde tem a benção do pároco da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, sede de Itamaracá.


No dia seguinte, domingo, o dia é dedicado ao Padroeiro de Jaguaribe sendo comemorado com missas, batizados, primeira eucaristia das crianças, e encerrado com a procissão, desta vez pelas ruas de Jaguaribe, com a imagem do Bom Jesus dos Passos levada pelos fiéis em fila e cantando até a Capela, onde tem início a última missa da festa religiosa. Fora, na parte externa, as crianças e adultos se divertem com o parque antecipadamente armado para estas ocasiões.
  
(Fotos do Facebook, Capela do Bom Jesus dos Passos.)

Um comentário:

Maria Luiza Monteiro disse...


Olá Zui
que bom saber o que acontece pelos cantinhos do nosso Brasil. Nunca havia ouvido falar dessa festa. Deve ser maravilhoso acompanhar do início ao fim.
Me lembrou minha infância, quando morava no interior.
Beijo
Maria Luiza (Lulú)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...